Imprensa

Quatro reportagens e
um funeral jornalístico

  DANIEL LIMA - 05/02/2024

Numa mesma edição o Diário do Grande ABC tornou obrigatória intervenção múltipla deste ombudsman não-autorizado. Nada menos que quatro reportagens publicadas com destaque na edição de sábado expressam o quando o jornal se tem especializado como assessoria de imprensa.

A diferença entre um veículo de comunicação dirigido à sociedade, mesmo que desorganizada e servil como é a sociedade da região, e uma assessoria de imprensa, é a mesma que uma disputa de final de campeonato e um jogo entre casados e solteiros depois de uma cervejada monumental. 

No primeiro caso, de decisão de competição, prevalece o senso crítico, a análise cuidadosamente elaborada, o questionamento indispensável, e a valorização ou a descredibilização do objeto transformado em notícia. No caso de casados versus solteiros, não são levadas em conta as regras do futebol, não existe linha de impedimento, o árbitro pode ser qualquer pangaré mesmo que embriagado e outras coisas mais.

REMUNERAÇÃO JUSTA 

Entre o jornalismo profissional pretensamente indevassável a interesses alheios à fidelidade do consumidor de informação e o jornalismo supostamente profissional que se dedica à prática do oficialismo das fontes de informação existe um oceano de contrastes. 

O que os leitores vão ler adiante é a reprodução integral de quatro reportagens do Diário do Grande ABC da edição de sábado e contrapontos deste ombudsman. Um ombudsman que deveria ser remunerado pelo empresário Ronan Maria Pinto, dono do Diário do Grande ABC. Porque presto serviço inestimável àquela publicação. Pagar para apanhar, no bom sentido da expressão, seria maturidade empresarial louvável. Como já o foi no passado. Corro o risco de algum cretino das redes sociais especular que procuro emprego no Diário do Grande ABC. É claro que a proposta é apenas uma retórica. 

Se Ronan Maria Pinto atendesse à sugestão de me remunerar pela atividade que exerço em relação ao negócio que ele detém como acionista maior (continuo no mesmo tom retórico) estaria apenas valorizando a meritocracia. Não fosse este jornalista preparado para essa tarefa, certamente não teria ocupado, entre outras missões, a chefia de redação do Diário do Grande ABC em dois períodos distintos e, também, por duas vezes, atuado com ombudsman oficial do jornal.

ESCALONAMENTO 

Dito isso, e explicado com algum grau de profundidade por que estou aqui como ombudsman não-autorizado mas certamente aprovadíssimo pelo eleitorado e leitorado, passo a reproduzir as reportagens do jornal de forma escalonada, e as respectivas intervenções de ombudsman. Intervenções breves, por sinal. Veja as reportagens que estão sob o escrutínio deste jornalista-0mbudsman:

PRIMEIRA REPORTAGEM – “Alex Manente presta queixa eleitoral contra dono de jornal”.

SEGUNDA REPORTAGEM – “Em visita à Volkswagen, Lula anuncia Instituto Federal em Diadema e Mauá”.

TERCEIRA REPORGAGEM – ‘Santo André planeja implantar distrito criativo e de inovação”.

QUARTA REPORTAGEM – “Santo André ganha Poupatempo da Saúde no Atrium Shopping”.

Antes de passar às reportagens e seus desdobramentos críticos em forma de ombudsman, não custa lembrar aos leitores que a atuação crítica deste jornalista não se limita às páginas do Diário do Grande ABC. É frondosa a árvore de pecados da imprensa de papel no Brasil. 

O que temos, particularmente no caso do Diário do Grande ABC, nesta nova edição com intervenção do ombudsman, é uma quase que regra geral de atuação da publicação. Já os grandes jornais nacionais de papel, no caso de Folha de S. Paulo, Estadão e Globo, linha editorial à parte, os registros incidem em escala muito inferior, embora tenham o propósito de preservar os protegidos. Vamos, portanto, às quatro reportagens do Diário do Grande ABC:

 

Alex Manente presta queixa 

eleitoral contra dono de jornal 

 DIÁRIO DO GRANDE ABC

 

Pré-postulante a prefeito de São Bernardo, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) entrou na Justiça Eleitoral contra o dono do jornal ABC News, Elias Lubaque, por conta da divulgação da edição do São Bernardo News distribuída nesta semana. Os folhetos, que continham anúncios da Prefeitura e ataques ao parlamentar, apresentavam Alex como aliado do deputado estadual e também pré-candidato a prefeito Luiz Fernando Teixeira (PT) na oposição ao governo de Orlando Morando (PSDB). 

Na terça-feira, o Diário mostrou que o vereador Glauco Braido (PSD) ingressou com representação junto ao Ministério Público para investigar suspeita de abuso de poder político e econômico do jornal. Lubaque disse à reportagem que veiculou os folhetos com anúncios da gestão Morando sem anuência da Prefeitura e sem receber nenhum recurso público. 

Na denúncia, Alex atribui a conduta do empresário como abusiva e que tem a intenção de afetar “a lisura do certame eleitoral que será disputado neste ano”. Ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), o parlamentar pede ação da polícia eleitoral para que os atos não se repitam. 

“Realmente, não se pode negar que o jornal São Bernardo News atuou por meio de sua edição de 29/01/2024 para, dolosamente, desinformar e descontextualizar gravemente fatos a fim de enganar e ludibriar o eleitor, apresentando a ele um cenário de composição de forças políticas que não correspondem à realidade existente no plano empírico”, diz a representação de Alex. 

A capa do jornal descreve uma luta pelo Paço, em virtude da eleição deste ano, na qual Alex Manente está ao lado de Luiz Fernando contra Orlando Morando e seu possível indicado à sucessão, o ex-deputado federal Marcelo Lima (PSB). 

Na página 3, o jornal ainda traz uma notícia com título ‘Oposição cada vez mais alinhada contra gestão Orlando Morando em SBC’, e nova imagem de Alex Manente e Luiz Fernando como aliados. “É falsa a ideia divulgada pelo referido jornal de que Alex Manente estaria inserido na oposição do governo Orlando Morando, sendo suficiente para se reconhecer a mentira o fato de que o Cidadania compõe federação partidária com o PSDB, devendo os partidos federados funcionarem como um partido único”, escreveu Manente na ação. “Demais disso, e deixando clara a inexistência de antagonismo de Alex Manente com a atual gestão municipal, não se pode deixar de lembrar que, nas eleições de 2020, o deputado federal apoiou a candidatura de Orlando Morando e que existem sinalizações já tornadas públicas de que o prefeito estará ao lado da candidatura de Alex Manente”. 

A Procuradoria de São Bernardo, por meio do subprocurador Frederico Augusto Sossai Pereira, enviou ao Diário uma cópia do ofício enviado ao jornal São Bernardo News solicitando o recolhimento dos folhetos com os anúncios, assim como a retirada dos mesmos. “Tais publicações, além de não autorizadas e indevidas, geram repercussões ao município perante o Ministério Público e demais autoridades”, escreveu a Procuradoria local no ofício.

O OUTRO LADO DA NOTÍCIA

1. O deputado federal Alex Manente é uma das apostas do Diário do Grande ABC para ocupar a Prefeitura de São Bernardo a partir do ano que vem. O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, do PT, está no banco de reservas. O que interessa ao jornal é derrubar qualquer concorrente ligado ao prefeito Orlando Morando, vigorosamente contrário ao jornal. Ou, em primeira instância, que seria a ideal, forçar a aproximação entre Orlando Morando e Alex Manente.

2. A demanda do deputado Alex Manente na Justiça Eleitoral é autoritária, com digitais típicas de censura. Por mais condenável que supostamente tenha sido a publicação de um jornal provavelmente de ocasião, como tantos jornais de ocasião em tempos eleitorais, não existe informação equivocada alguma, como alega o deputado. A vinculação de Alex Manente ao Partido dos Trabalhadores é histórica. Tanto quanto aos adversários do Partido dos Trabalhadores nas disputas eleitorais em São Bernardo. Alex Manente sempre dançou conforme a música da oportunidade, quando não do oportunismo. Cansei de escrever sobre isso com base em fatos e em resultados. Jamais fui incomodado pelo deputado. E se o fosse, saberia neutralizá-lo. 

3. É uma falácia, até prova em contrário, harmonia entre o PSDB de Orlando Morando e o Cidadania de Alex Manente, embora as duas agremiações formem uma federação. Isso é coisa do passado, quando Morando e Manente estavam alinhados. Um situação ultrapassada porque o grupo, que tinha o Diário do Grande ABC do empresário Ronan Maria Pinto como amálgama, foi desfeito há muito tempo. 

4. O noticiário do Diário do Grande ABC (e os anteriores sobre o mesmo assunto) identifica o jornal de cunho explicitamente eleitoral como alvo de medidas típicas de censura. Algo semelhante poderia colher o próprio Diário do Grande ABC como vítima. O noticiário do jornal denunciado não difere, na essência, do tratamento em geral que o Diário do Grande ABC dedica tanto à Administração de Orlando Morando em São Bernardo quanto de José Auricchio em São Caetano, em favorecimento a grupos político-partidários opositores. 

5. O caso em si, ou seja, o uso de um jornal para supostamente ou não retratar a situação político-eleitoral em São Bernardo deveria ser esclarecido entre outras razões porque tem múltiplas possibilidades, entre as quais, a fabricação artesanal e frouxa de uma suposta irregularidade -- o uso autorizado ou não de publicidade da Prefeitura na edição contestada. As inserções publicitárias não configuraram relação comercial entre o jornal denunciado e a gestão de Orlando Morando. Quem garantiria que o jornal sob suspeição não tenha sido utilizado exatamente para girar a roda de especulações num eixo de exploração político-eleitoral que atenderia ao outro lado da disputa, agora queixosa?                                         

 

Em visita à Volkswagen, Lula anuncia 

Instituto Federal em Diadema e Mauá

 DIÁRIO DO GRANDE ABC

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou ontem, durante visita à fábrica da Volkswagen, em São Bernardo, a criação de unidades do IF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) em Diadema e Mauá. Segundo o petista, o anúncio oficial será feito na semana que vem, em viagem ao Rio de Janeiro. 

“Na terça-feira irei ao Rio para anunciar Instituto Federal no Complexo da Maré e na Cidade de Deus. Também vai ter Instituto Federal na cidade de Mauá e de Diadema. Vamos anunciar Institutos Federais por este País para que nossos meninos e meninas possam se qualificar para o mercado de trabalho”, disse Lula em seu discurso. Além das duas unidades no Grande ABC, o presidente anunciou outros dez novos equipamentos do tipo no Estado de São Paulo. 

Os IFs são entidades de ensino associadas ao governo federal voltadas para a educação profissional, científica e tecnológica. Como cada unidade é constituída por uma rede de campus, um único IF pode ser responsável pela administração de diversas unidades de ensino. É o caso do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), que conta com 37 campus espalhados pelo Estado, que, além dos cursos técnicos, também oferecem graduações e pós-graduações. 

“Muitas vezes o jovem abandona a escola porque não tem motivação. Precisa parar de estudar para ajudar a mãe a pagar as contas, mas como não tem estudo não consegue entrar no mercado de trabalho. E aí acaba indo para o crime organizado. Por isso, preciso investir em educação, em universidades, em institutos federais, porque isso não é gasto. Gasto é quando o jovem vira bandido e eu preciso gastar com presídios e polícia”, declarou Lula. 

A instalação de Institutos Federais na região é uma reivindicação antiga. De acordo com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, as sete cidades pleiteiam a construção da instituição de ensino público pelo menos desde 2013. Em julho do ano passado, o Movimento Pró IF-ABC (Pró-criação do Instituto Federal do Grande ABC), entidade da sociedade civil que milita em favor da implantação de unidades na região, apresentou uma proposta aos prefeitos para elaboração de um plano estratégico para construção de uma unidade federal nos municípios. A solicitação também contemplava a demanda de empresas e sindicatos por ensino técnico e integral nas unidades. 

“As empresas da nossa região têm uma demanda muito grande por trabalhadores com curso profissionalizante ou técnico. Justamente por esse motivo, a chegada do Instituto Federal à nossa região é tão importante e vai ajudar muito a nossa economia”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT). 

Lula seguiu a mesma linha de raciocínio e ressaltou o compromisso do governo em atender às demandas das empresas que buscam jovens com qualificação profissional em diversas áreas. “É importante lembrar que esses institutos precisam ser utilizados para formar jovens para desenvolver a economia local. Os jovens têm que estudar cursos que possam servir para aprimorar o crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico da cidade onde o instituto é criado”, comentou o presidente. 

‘Durante a visita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que 80% das políticas públicas feitas em seus dois primeiros mandatos - de 2003 a 2010 - foram recuperadas no primeiro ano do atual governo. “Esse país não foi governado nos últimos quatro anos, foi desmontado. Quase todas as políticas públicas construídas de 2003 a 2015 foram destruídas. Não teve mais investimento em ciência, em educação, seis anos sem reajuste da merenda escolar, sem reajuste do salário dos professores universitários. Nós dedicamos o ano inteiro para recuperar aquilo que já tínhamos feito. Hoje recuperamos 80% das políticas públicas que já tínhamos colocado em prática”, declarou o presidente. 

Uma das principais políticas retomadas no atual mandato foi o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento). Criado em 2007, no início do segundo governo Lula, o programa se tornou marca das gestões petistas, reunindo obras de infraestrutura e programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida. A iniciativa foi descontinuada pelos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). “Fizemos o PAC 3, que é um conjunto de obras de infraestrutura na educação e saúde para que a gente trabalhe os quatro anos sem novas ideias pelo caminho, para que a gente possa cumprir com o que planejamos para esse governo. É um projeto de mudança estrutural no nosso país”

No fim do ano, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC oficializou proposta ao Novo PAC solicitando repasse de R$ 217,2 milhões da União para projetos de mobilidade urbana nas cidades da região. Ao todo, a entidade elencou 17 projetos para o desenvolvimento de estudos de tráfego, estudos de alternativas, projetos funcional, básico e executivo em todas as cidades consorciadas - ficam fora São Bernardo e São Caetano, que deixaram o Consórcio. Na semana passada, o secretário-executivo da entidade, Mário Reali, fez uma reunião com o ministro das Cidades, Jaber Barbalho Filho, para tratar dos projetos solicitados. 

“O que precisamos fazer agora é definir as prioridades do que nós pleiteamos”, disse Reali.

O OUTRO LADO DA NOTÍCIA

1. É muito estranho, para não dizer fora de propósito, que o principal tema da visita do presidente Lula da Silva à fábrica da Volkswagen em São Bernardo vinculou-se às escolas técnicas. Até porque o anúncio já fora feito, dias antes. 

2. O principal mesmo na visita de Lula à Volks seria centralizar foco não só no que disse o presidente sobre a ação daquela multinacional em forma de novos investimentos como, principalmente, apresentar um breve histórico crítico àquela planta, além de uma breve volta ao passado da ação do sindicalismo em São Bernardo.  O que era a Volkswagen de São Bernardo no começo deste século e o que é hoje? Um período com 15 anos de PT no Governo Federal.  

3. As escolas técnicas federais citadas na reportagem deveriam ser contextualizadas em forma de investimentos de acordo com a dinâmica econômica da região. Uma breve abordagem sobre as quase duas décadas da Universidade Federal do Grande ABC, com unidades em Santo André e São Bernardo, revelaria o divórcio entre academia e o ambiente econômico regional. Ou seja: o tom crítico deveria prevalecer.

4. Poderia também o jornal se ter contraposto à alegação de Lula da Silva sobre o que ele chamou de demanda muito grande por escolas técnicas na região, uma justificativa para os investimentos em escolas técnicas federais. Até que ponto isso é mesmo prioritário, quando se sabe que há uma estrutura histórica de escolas técnicas de organizações sociais. Mais que isso: como é possível dar um passo em direção a novas escolas técnicas sem se ter a mão o perfil econômico da demanda atual e do futuro numa região que despreza planejamento estratégico?

5. As informações grandiloquentes sobre os resultados do PAC na região e no País conflitam com os fatos. O PAC foi um grande fracasso ao amontoar obras mal iniciadas ou largadas a deus-dará. 

6. Mais uma vez Lula da Silva faz uma leitura da economia nacional e também regional sem avaliar a conta a conta salgadíssima de um Estado destruído pela gestão intervencionista de Dilma Rousseff. O jornal poderia ter lembrado o quanto o PIB da região foi impactado durante os anos de Dilma Rousseff. Mas o jornal jamais se preocupou com isso. CapitalSocial levantou todos os dados, tem publicado insistentemente como alerta e compromisso com os fatos, mas o jornal ignora, entre tantos outros indicadores econômicos e sociais correlatos. Só interessa ao Diário do Grande ABC, quando se trata de São Bernardo, especificamente, responsabilizar o prefeito Orlando Morando pela debandada industrial que vem do passado do sindicalismo bravio e da guerra fiscal, entre outros motivos.

 

Santo André planeja implantar 

distrito criativo e de inovação

 DIÁRIO DO GRANDE ABC

 

Santo André projeta a criação de um distrito criativo e de inovação no chamado Eixo Tamaduateí, que se estende ao longo da Avenida dos Estados. E um dos símbolos desta região será o Cite (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo) que está sendo construído na área onde funcionou por quase 100 anos a Rhodia Química. O espaço de 8.000 metros quadrados, que deverá ser entregue no início do próximo ano, vai potencializar o Parque Tecnológico, que mira a união de empresas, universidades e poder público para o desenvolvimento de programas e projetos que visam a melhoria do ambiente de negócios.

O prédio da antiga empresa está sendo completamente transformado para abrigar, no piso térreo, áreas para exposições, eventos, apresentações, espaços para instituições parceiras e para treinamentos. E no andar superior, salas integradas para reuniões, apoio administrativo, coworking, cobusiness, entre outras atividades.

Haverá ainda um polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) para estimular o ensino superior nas áreas de tecnologia. E também há planos para a implantão da um Ejatech (Ensino para Jovens e Adultos voltados à tecnologia), com formação em TI (Tecnologia da Informação).

“Estamos começando a reescrever a história do Eixo Tamanduateí por meio deste projeto, que conecta o setor produtivo e universidades, congregando todas essas partes importantes da nossa economia para geração de emprego e renda, além de incentivar a inovação”, afirmou o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB).

“O Cite irá promover e ampliar conexões com toda a infraestrutura de serviços, negócios, lazer, cultura, ciência, conhecimento, inovação e tecnologia presentes no seu entorno. Será a pedra fundamental de um dos principais distritos criativos e de inovação da região metropolitana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Tanto Serra quanto Banzato destacaram o fato de o espaço estar próximo a instituições já consolidadas e que contribuem para o crescimento da cidade, como UFABC (Universidade Federal do ABC), a operadora de turismo CVC Corp, o Grand Plaza Shopping e as empresas do polo petroquímico. 

Atualmente, o Parque Tecnológico de Santo André opera diversos programas e projetos, como o Bureau de Serviços Tecnológicos, Hub de Inovação Aberta, ConectCidade e CapacitaTech. Por meio do Bureau e do Hub, por exemplo, foi possível viabilizar a captação de cerca de R$ 17 milhões em projetos de fomento à inovação, unindo empresas, startups e universidades. 

Outra vertente é o projeto IoT Lab, que permitirá levar kits de dispositivos de inteligência artificial e outros recursos tecnológicos para apoiar o processo de transformação digital nos negócios. “Possibilitando mais acesso à tecnologia e inovação, os negócios ficam mais competitivos e se transformam em mais renda, melhores empregos, oportunidades e qualidade de vida”, diz Banzato.

O distrito de Barelona @ de Barcelona, na Espanha, é um dos modelos para o projeto que Santo André pretende consolidar no Eixo Tamanduateí. Criada no ano 2000, a iniciativa transformou uma área industrial do bairro de Poblenou em um local que oferece espaços para empresas e universidade atuarem juntas. O Distrito 22@ pode ser comparado a um ‘super laboratório’ urbano, com diversas incubadoras e centros de pesquisa, que também buscam soluções voltadas ao urbanismo, educação, mobilidade, sustentabilidade e que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, e que já serviu de inspiração para diversas cidades ao redor do planeta. 

No Grande ABC, o Cite (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo) vai ser uma espécie de ‘cabeça’ do Parque Tecnológico de Santo André. “Será a pedra fundamental de um dos principais distritos criativos e de inovação da região metropolitana, assim como o Distrito 22@, de Barcelona”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato.

Para as obras, que deverão ficar prontas no início de 2025, serão investidos R$ 27 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional, disponibilizados por meio da Caixa, contrapartida de R$ 14 milhões da Prefeitura, além de outros R$ 10 milhões que foram aprovados na chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O OUTRO LADO DA NOTÍCIA 

1. O Diário do Grande ABC omite que, para o mesmo local desse anunciado novo empreendimento de governo, já foi prometido um Polo Tecnológico físico, que jamais se concretizou.

2. O anúncio de criação de um distrito criativo e inovação abusa da memória do prefeito Celso Daniel ao relacionar a obra ao Eixo Tamanduatehy. Não existe nada entre uma coisa e outra. O Eixo Tamanduatehy morreu e foi enterrado juntamente com a liderança que o concebeu na segunda metade dos anos 1990. É um abuso à memória pública e uma apropriação indébita a tentativa de incorporar uma marca tão histórica quanto frustrante. Nada sobrou de fato do Eixo Tamanduatehy senão as primeiras obras físicas quando Celso Daniel ainda vivia. O que se pretende, para valer, é pegar carona na grandeza de administrador com olhos no futuro, uma das marcas de Celso Daniel. É proselitismo político-eleitoral tanto quanto o projeto Santo André 500 Anos, cópia mal-ajambrada do projeto Santo André Cidade Futuro, também de Celso Daniel, interrompido pós-morte. 

3. As demais informações da reportagem precisam ser vistas com toda a cautela porque confunde o mundo real com o mundo virtual. O jornal publicou imagens do que seria o centro de inovação que contrastam com a realidade de uma foto em que a estrutura da antiga fábrica da Rhodia aparece sem efeitos especiais, desnuda de qualquer intervenção recauchutadora.  O discurso do prefeito Paulinho Serra, ufanista e manipulador, continua o mesmo. Ele promete o mundo e os fundos de modernização da indústria e de serviços de Santo André. A cada nova temporada de mandato Santo André segue caindo no ranking estadual de PIB per capita. Em 2021, estava na 181ª posição, 39 degraus abaixo de quando Paulinho Serra assumiu a Prefeitura, em 2017.  É claro que nada disso é lembrado pelo jornal. Jamais foi lembrado, aliás. O comando da Prefeitura de Santo André é um fracasso no campo econômico porque em sete anos de dois mandatos não alterou a rota negligente dos antecessores pós-Celso Daniel. Mas o que se vende com etiquetagem marota é o caminho da salvação. 

 

Santo André ganha Poupatempo 

da Saúde no Atrium Shopping 

 DIÁRIO DO GRANDE ABC

 

A cidade de Santo André ganhou nesta sexta-feira (2) um reforço na saúde. O novo CME (Centro Médico de Especialidades), nomeado como Poupatempo da Saúde, foi inaugurado dentro do Atrium Shopping, na Vila Homero Thon. O local terá capacidade para atender até 40 mil pessoas por mês, em um espaço de 1,6 mil metros quadrados, 45 consultórios disponíveis, 30 especialidades e 150 médicos. Para facilitar o translado ao local, o Paço também finalizou as obras de um miniterminal ao lado do empreendimento comercial.

No local, os pacientes serão atendidos com agendamentos para consultas a partir do dia 5, após encaminhamento realizado pelas unidades básicas de saúde da cidade, além dos ambulatórios de hanseníase, de transexualização e serviços de enfermagem. Segundo o Paço, este equipamento é o maior do Brasil dentro de empreendimentos comerciais, com valor de custo de aproximadamente R$ 2 milhões, investidos pelo Atrium Shopping.

O novo equipamento vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 9h às 16h. A inauguração contou com a presença do prefeito Paulo Serra (PSDB), da primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), do secretário de Saúde, Gilvan Junior, do advogado Leandro Petrin, e de diversos vereadores e secretários municipais, além de Claudio Nembri, coordenador de administração geral da AD Shopping. O chefe do Executivo andreense exaltou a descentralização da saúde no município. “Com as entregas conseguimos descentralizar, neste equipamento se faz os procedimentos aqui dentro, saindo com exame marcado, encaminhado ou até com o procedimento feito”, disse o prefeito Paulo Serra. “Começamos a escrever um novo capítulo da história da saúde da cidade, como já havíamos feito em 2017, com o QualiSaúde. Fomos muito incompreendidos naquela época por suspender o atendimento em sete unidades, mas era planejamento, e sabíamos onde queríamos chegar”.

Segundo o Paço, toda a rede especializada será absorvida pelo CME Atrium, desta maneira a estrutura que existe hoje nos dois CMEs, localizados nas ruas Xavier de Toledo e Joaquim Távora, será transferida para o novo endereço, que vai funcionar das 7h às 21h. Será pago R$ 25 mil de aluguel no shopping, com devolução dos outros dois imóveis e que hoje custam R$ 75 mil por mês, ou seja, uma economia mensal de R$ 50 mil ou R$ 600 mil por ano. A mudança amplia em 40% a capacidade de atendimento.

O CME Atrium vai disponibilizar consultas em diversas especialidades, como alergologia, cardiologia adulto e infantil, dermatologia (consultas e procedimentos), endocrinologia adulto e infantil, gastroenterologia adulto e infantil, hematologia adulto e infantil, hepatologia, nefrologia adulto e infantil, neurologia adulto e infantil, nutrologia infantil, oftalmologia, ortopedia geral, ortopedia infantil, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e infantil, reumatologia adulto e infantil.

Para facilitar o acesso dos munícipes ao Poupatempo da Saúde, a Prefeitura também inaugurou nesta sexta-feira um miniterminal ao lado do Atrium Shopping. No total, oito linhas municipais vão atender o local, sendo que uma delas fará ponto inicial com destino a Vila Luzita, em percurso com duração de 30 minutos. 

O OUTRO LADO DA NOTÍCIA

1. O título da reportagem na página interna e a maioria dos parágrafos em seguida induzem leitores a acreditar que Santo André acaba de ganhar um grande reforço na área de saúde, quando de fato e para valer se trata de centralização de atendimento num shopping center fracassado, com o custo de retirada do atendimento da área central da cidade. Portanto, não se trata de novos investimentos quantitativos. E do ponto de vista qualitativo, também não se tem a garantia de que teria havido investimentos fora do padrão já existente. 

2. A centralização de atendimento num shopping é uma medida acertadíssima porque possibilita ganhos de produtividade e qualidade de vida dos usuários do sistema. Entretanto, a mudança de endereço, até prova em contrário, muito improvável, não foi conectada com equilíbrio geográfico, de geo-atendimento, por assim dizer. E visou fortemente a campanha eleitoral desta temporada.  Ao retirar clínicas espalhadas em dois endereços no Centro de Santo André, próximas dos terminais de transporte coletivo, a Prefeitura de Santo André provocará rearranjo logístico que afeta o bolso dos contribuintes que se distanciarem do novo endereço. Tanto é verdade que um terminal de sete linhas de ônibus foi criado para atender à demanda decorrente da mudança. A medida foi vendida como vantagem de atendimento, quando de fato é um ônus tanto no consumo do tempo quando nos custos no bolso. Por outro lado, a região chamada Grande Vila Luzita, relativamente de maior densidade demográfica da cidade, beneficia-se com a proximidade do Atrium. A Prefeitura não forneceu esses dados entre outras razões porque é matematicamente impossível garantir que o deslocamento de uma região central para uma região periférica favoreceria o conjunto ou mesmo a maioria dos usuários do sistema de atendimento público de saúde. Não é o fato de deter a maior densidade de ocupação humana que torna a Grande Vila Luzita também maioria absoluta de Santo André. Maioria relativa e maioria absoluta vão perder, mas poucos se dariam conta disso. O que vale é a versão de que Santo André está reforçando o atendimento publico na área de saúde. Uma situação que não se sustenta na reportagem por falta de elementos informativos ou justamente porque não interessam elementos informativos. Até porque, a se acreditar em ganhos quantitativos e qualitativos, tem-se um quadro de autocondenação no gerenciamento do setor, porque somente em fim de dois mandatos a Administração Municipal teria se dado conta disso. 

3. Não se pode esquecer que o secretário de Saúde de Santo André, o jovem Gilvan Junior, é o preferido do Diário do Grande ABC à sucessão de Paulinho Serra. A indicação, quase imposição, não está sendo digerida pela maioria dos demais candidatos ou pré-candidatos, listados recentemente pelo próprio jornal. Eram nove os concorrentes até então. Ter no Atrium um curral eleitoral na área de saúde significaria a Gilvan Junior o que significou para a primeira-dama Carolina Serra a vitória espetacular como deputada estadual tendo mais de uma centena de instituições assistenciais como clientes prioritários do programa Moeda Verde e outras intervenções de cunho assistencialista.

Leia mais matérias desta seção: