Imprensa

Veja todas as perguntas
para Ricardo Alvarez

  DANIEL LIMA - 01/03/2024

O vereador Ricardo Alvarez é o quarto participante de Entrevista Especial, projeto de CapitalSocial que vau além das disputas eleitorais na região, embora o centro de objetividade seja mesmo, explicitamente ou não, o que vai se dar nas urnas das prefeituras. Ricardo Alvarez é vereador de oposição em Santo André.

O perfil de Ricardo Alvarez é de um combatente diário nas redes sociais, além de atuação vigorosa no Legislativo como representante do PSOL. Teoricamente, portanto, um espectro de expectativa diferente de dois dos entrevistados já ouvidos por CapitalSocial, o Coronel Edson Sardano, ex-secretário de Segurança Pública e de volta ao posto de vereador, e o também vereador Eduardo Leite, igualmente candidato a comandar o Paço Municipal. O outro entrevistado da série, Fausto Cestari, é um dirigente empresarial e raríssimo exemplar de regionalismo num território em que os remanescentes do movimento autonomista são muito mais numerosos.

As regras às respostas já foram divulgadas em textos anteriores. Ricardo Alvarez tem até 15 dias para encaminhar e-mail à Redação de CapitalSocial. Vejam os questionamentos.

CAPITALSOCIAL – De zero a dez, sem considerar a pasta de Desenvolvimento Econômico, qual é a nota que o senhor atribui aos sete anos de gestão do prefeito Paulinho Serra?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Isoladamente, qual é a nota de zero a dez que o senhor atribui à área de Desenvolvimento Econômico da gestão do prefeito Paulinho Serra?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Que tipo de distinção o senhor faria em ter o modus operandi do Congresso Nacional com o governo Lula da Silva e o Legislativo de Santo André com a Administração de Paulinho Serra?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – O senhor faria alguma distinção entre a gestão de Paulinho Serra e do antecessor Carlos Grana quando se coloca à apreciação um olhar abrangente ou entende que há diferenciações temáticas que mereceriam ser separadas?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Desde que a Administração de Celso Daniel se interrompeu, qual sua visão geral sobre a Administração da Prefeitura de Santo André, após quatro titulares diferentes?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Qual sua avaliação sobre o grito de revolta da Receita Fiscal de Santo André em protesto contra a Administração de Paulinho Serra, levando o caso ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Qual é a melhor prática administrativa da gestão de Paulinho Serra?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Qual prática administrativa de Paulinho Serra o senhor alçaria à condição de reprovação total?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Supondo-se que o senhor seja eleito prefeito, acha que seria possível compatibilizar com equilíbrio a necessidade de Santo André encontrar o rumo econômico e cuidar de políticas ambientais?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Santo André caiu 39 posições no ranking estadual de PIB per capita desde a posse de Paulinho Serra e se considerando dados oficiais até 2021. Qual é a avaliação que o senhor faz tendo como princípio o fato de que a escalada regressiva é constante ao longo dos anos?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Da lista de nove nomes que o prefeito Paulinho Serra expôs outro dia como potenciais candidatos do Paço muitos já foram descartados. Sobraram poucos. O senhor apontaria um nome de preferência não para votar, é claro, mas como sinalização de que o próximo mandato seria mais produtivo?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – O ritmo de crescimento da Receita Total de Santo André nos últimos anos está bem acima dos ganhos econômicos da População Economicamente Ativa. Mesmo com esse quadro, o senhor manteria a política de arrecadar sem olhar para o conjunto da obra de assalariamento?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – O voto para prefeito em Santo André será predominantemente municipalista em que proporção quando confrontado com a influência do voto às questões estaduais e nacionais?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – A candidatura de Guilherme Boulos na Capita poderá influenciar a visibilidade de sua candidatura em Santo André?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Ainda sobre essa questão, especificamente em Santo André, quando se filtra a influência do ambiente nacional, quem pesará mais no conjunto do eleitorado, o presidente Lula da Silva ou o ex-presidente Jair Bolsonaro?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Qual sua avaliação sobre o projeto Santo André 500 Anos anunciado pela Administração de Paulinho Serra?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Se houvesse uma Bolsa de Valores com ações sinalizando para as 10 cidades economicamente mais competitivas num horizonte de 20 anos, o senhor empenharia recursos que contemplasse confiança em Santo André?

RICARDO ALVAREZ –

CAPITALSOCIAL – Se o senhor fizesse uma concessão a si mesmo e desejasse ser visto como um, apenas um, parceiro de Legislativo, a quem prestaria homenagem?

RICARDO ALVAREZ –

Leia mais matérias desta seção: