Imprensa

Veja as perguntas para
Eduardo Leite responder

  DANIEL LIMA - 06/02/2024

O vereador Eduardo Leite, eleito pelo PT e hoje no PSB, é candidato à Prefeitura de Santo André. E também o primeiro da lista de CapitalSocial a fazer parte do projeto Entrevista Especial. A iniciativa pretende levar aos eleitores e leitores o que os concorrentes às prefeituras da região e outros agentes públicos pretendem oferecer de novas perspectivas a uma região que sofre dores múltiplas, econômicas, sociais e de representativa institucional.

Seguem as questões que vamos enviar a Eduardo Leite. Basta observar mesmo sem tanta atenção o que diferencia Entrevista Especial e entrevistas encomendadas rotineiras no jornalismo nacional, com ênfase ainda mais pronunciada no jornalismo regional.

Já expusemos nossos pontos de vista sobre Entrevista Especial. O texto publicado ontem com diretrizes conceituais e operacionais será encaminhado a todos os entrevistados, mesmo que já tenham consumido.  Não acreditamos que os concorrentes que constam de nossa lista de entrevistados serão de fato entrevistados.

Não fizemos contatos preliminares. Não os consultamos sobre o projeto. Compete a cada um deles se pronunciarem em forma de respostas. Ou de silêncio. Não faltará situação em que o silêncio às questões formuladas valerão muito mais que respostas protocolares. Estamos preparados para isso. 

CAPITALSOCIAL – O senhor consta da lista de nove candidatos do Paço Municipal à sucessão do prefeito Paulinho Serra? O senhor concorda com essa disputa interna e, portanto, admitiria que, eventual candidatura independente poderia estar vinculada ao governismo atual ou, pelo contrário, demarcaria para valer sua autonomia política?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – Se o senhor fosse escolher uma política pública da Administração de Paulinho Serra, cuja citação não lhe causaria constrangimento na eventualidade de se tornar prefeito de Santo André no próximo ano, qual apontaria?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – Que política pública do prefeito Paulinho Serra o senhor não adotaria de forma alguma em caso de se tornar o próximo prefeito?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – O senhor concorda com o compartilhamento de poder da Prefeitura de Santo André que, durante sete anos de gestão do prefeito Paulinho Serra, praticamente eliminou focos expressivos de oposição?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – Qual o conceito que o move como agente público quando se trata da ação estatal ante potenciais iniciativas de mudanças? A transferência do Semasa para a Sabesp, por exemplo, como foi observada pelo senhor?

EDUARDO LEITE – 

CAPITALSOCIAL – O senhor estaria pronto para assumir a Prefeitura de Santo André que, pelo andar da carruagem fiscal, poderia estar em situação complicadíssima na próxima temporada? Contingenciamentos decididos nesta semana não indicariam que o quadro se agravaria mesmo?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – Agentes da Receita Municipal de Santo André fizeram duros ataques à gestão do prefeito Paulinho Serra, encaminhando representação ao Tribunal de Contas do Estado. Qual seria o tratamento que o senhor dispensaria à categoria?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – Se o senhor tivesse que tomar alguma decisão inaugural como prefeito que o levasse a considerar algo como choque de gestão, o que estaria engatilhado nesse sentido?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – O senhor considera possível iniciar a partir do ano que vem, com eventual vitória eleitoral, um processo de destruição dos rastros de empobrecimento real e relativo de Santo André na região, no Estado e no País como um todo, roteiro que está bem delineado com a queda permanente no ranking de PIB per capita nos últimos 40 anos? Haveria um foco definido como medida-mestra?

EDUARDO LEITE –

CAPITASOCIAL – Se a disputa eleitoral fosse hoje, e se fosse possível especular sobre pesos relativos que fariam a cabeça do eleitorado de Santo André, dentro de uma região metropolitana, o senhor diria que o voto municipal teria que peso, bem como o voto estadual e o voto federal? Em resumo: quanto pesaria o voto com preocupação exclusivamente local? Quanto do ambiente político estadual e federal influenciaria o resultado das urnas municipais em Santo André? O senhor acredita que um leitor de direita, conservador, votará no senhor?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – O senhor conta com forças exclusivamente de esquerda, para vencer as eleições em Santo André ou acredita que o eleitorado de centro-esquerda ou mesmo de centro estaria perfilado em sua campanha?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – O Legislativo de Santo André serve de exemplo em contraposição à visão geral de que se trata, como tantos outros, apenas de um puxadinho do Executivo? Haveria algum exemplo de que não o seria, tendo esse exemplo como regra, não exceção? O senhor acredita em que modelo de Legislativo nas relações com o Executivo: da amistosidade municipal ou do que vemos em Brasília, com um derramamento de cotas de emendas parlamentares e o quase-sequestro do orçamento?

EDUARDO LEITE –

CAPITALSOCIAL – O senhor se assusta quando toma conhecimento de que a cadeia de produção industrial de Santo André foi dizimada ao longo dos anos e só restou mesmo, com todas as dificuldades, a rede industrial químico-petroquímico? Santo André é a cidade da região que tem a menor participação de emprego industrial dividido pela população. Esse dado é alarmante e comprova a delicadeza da situação. Pior que isso é que o setor de serviços é de baixo valor agregado. Só supera, na região, em média de remuneração, e mesmo assim com dificuldades, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O senhor faria de sua gestão um choque de realidade em termos de comunicação com a sociedade ou vai repetir os antecessores, que amenizaram o discurso da desindustrialização?

EDUARDO LEITE –

Leia mais matérias desta seção: